O processo de aquisição (Procurement) não é simples. Podemos separá-lo em 5 etapas para entender melhor e desenvolver uma estratégia eficiente. Esse processo envolve a empresa ou organização como um todo. Uma equipe de compras é essencial para definir um norte para aquisição, alinhada à estratégia de negócios. Uma estratégia de aquisição é uma das ferramentas mais significativas para ajuda a maximizar o valor entregue de qualquer empresa. Basicamente, serve como direcional para a organização e deve ser reavaliado a cada ciclo para garantir sua aderência com a estratégia geral de negócios.
Uma estratégia de aquisição eficiente pode ser criada em um processo relativamente simples se você seguir estas cinco etapas principais:

Analise a situação atual da sua organização
É importante descobrir qual o status quo antes de começar a desenvolver sua estratégia de compras. Analise sua estrutura atual para descobrir onde ela se alinha aos objetivos da empresa, orçamento e cronogramas de produção. Para começar, é preciso avaliar o desempenho existente e, em seguida, detectar necessidades e objetivos antes de desenvolver a estratégia de aquisição. Isso geralmente inclui a coleta de vários tipos diferentes de dados.
Do ponto de vista de compras, geralmente é preciso ter em mente duas categorias: 1. você precisa entender como sua estrutura de compras está criando valor; e 2. Compreender a eficiência e eficácia operacional atual de sua organização.
Descubra quais são seus gargalos.
É essencial avaliar a eficácia da área de aquisição no que diz respeito às habilidades necessárias. É preciso que essa avaliação seja confiável e geralmente é melhor confiar em um processo de avaliação 360 graus. Quando se identifica esse tipo de problema, geralmente a implantação de um processo de treinamento e desenvolvimento é de grande ajuda para ensinar aos funcionários as habilidades necessárias. Com a ajuda de programas online de treinamento, a aplicação de treinamento e desenvolvimento na empresa tem baixo custo e flexibilidade.
Desenvolver um plano de ação para atingir os objetivos de aquisição
Com base no seu entendimento sobre gargalos da área de aquisição, você precisará traduzir as metas de negócios em objetivos de aquisição. Então, o próximo passo é desenvolver iniciativas estratégicas para atingir esses objetivos. Não se esqueça de identificar métricas para medir seu progresso. Você também precisa decidir quais recursos são necessários para colocar seu plano em ação. Além disso, é vital considerar os riscos que podem abalar seu plano. Assim, primeiro, você precisa reunir informações sobre metas corporativas e entender os prazos correspondentes. O próximo passo é listar as metas corporativas da empresa e mapear os objetivos de aquisição para cada um.
Comunique seu plano para as partes interessadas
Um dos passos mais importantes é personalizar sua mensagem para cada grupo de partes interessadas. Portanto, uma vez que o seu plano esteja pronto, compartilhe com os líderes de compras, líderes de negócios e, por fim, com a equipe de compras. Comunique-se com todos que têm interesse em um novo sistema de aquisições para obter seus pensamentos. Por exemplo, agentes na linha de frente que podem fornecer a você uma perspectiva do mundo real sobre o que sua nova estratégia precisa
Implementar e medir sua estratégia
Uma estratégia de aquisição não pode ser considerada eficaz, a menos que aconteça uma mudança que melhore o desempenho geral da organização. A execução de uma nova estratégia é geralmente um equilíbrio entre a construção de um plano e sua colocação em prática. Desenvolver um plano estratégico que articule claramente as várias iniciativas, responsabilidades, datas de entrega e resultados esperados ajudará a garantir o sucesso.
Conclusão:
Uma estratégia de aquisição ajudará sua organização a garantir seu sucesso. Os líderes de compras têm a responsabilidade de tomar as ações necessárias para implementar a estratégia e torná-la bem-sucedida. Isso funcionará como uma bússola, liderando a função de compras, ao mesmo tempo permitindo que os funcionários tenham um melhor desempenho e cumpram os objetivos da área e do negócio.